Esta fase tem como objetivo levantar, modelar e documentar os processos da
organização e retratá-los exatamente como estão sendo executados atualmente, bem como analisá-lo processo sob o ponto
de vista qualitativo e quantitativo. Os processos devem ser representados em diagramas, utilizando a notação
BPMN.
Embora se tenha momento específico para elaborar o diagnóstico do processo, na
oportunidade, deve-se também identificar possíveis pontos fracos, ameaças, assim como as oportunidades de melhoria e
pontos fortes do processo.
A realização do diagnóstico nas organizações é altamente desejável ou mesmo
essencial precursor do desenvolvimento e inovação. É o ponto de partida para todas as ações que serão executadas
posteriormente com a finalidade de melhorar o desempenho do processo. Nesta fase deve-se também identificar os
indicadores que estão sendo utilizados para o gerenciamento do processo na situação atual.
Ao final do mapeamento do processo deve-se atualizar o catálogo de processos,
caso necessário e realizar a contagem detalhada do processo, a fim de identificar o real tamanho do
processo.
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