Neste momento a área requisitante e o(s) gestor(es) do processo, orientados pelo analista de negócios devem procurar
analisar e refletir a respeito do fluxo com o objetivo de esgotar e trazer à tona todas as fraquezas, oportunidades de
melhoria, forças e ameaças. O analista de negócios por meio da análise SWOT e utilizando de técnicas como diagrama de
Ishikawa (diagrama de causa e efeito) deve elaborar o diagnóstico situacional.
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, para Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos
fracos), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Para tanto devem ser analisadas as
informações sobre os processos, quais sejam: requisitos, produtos, recursos, padrões, fluxo, normas, responsáveis e os
indicadores de desempenho.
Como resultado, são elencados os seguintes tópicos:
• Pontos fortes ou forças: são elementos internos que trazem benefícios para o seu negócio. Serão elencados os
elementos que estão sob o controle do gestor do processo, ou seja, ele consegue decidir se mantem ou não a situação.
• Pontos fracos ou fraquezas: são elementos internos que atrapalham o negócio. Serão analisados se todos os passos do
processo são necessários, qual o problema enfrentado pela área requisitante durante a execução das atividades, a fim de
se buscar uma simplificação das ações. Para a identificação das disfunções do processo é necessário que se questione
constantemente “por que”as atividades são executadas desta forma, se estão agregando valor ao negócio, se estão na
sequência correta e se faltam recursos humanos, tecnológicos, financeiros, entre outros. As disfunções mais comuns são:
o Inadequação dos requisitos de entrada e saída do processo;
o Ausência de padronização das informações;
o Gargalos no fluxo;
o Deficiências nas normas que disciplinam o processo;
o Encadeamento indevido de atividades;
o Atividades que não agregam valor;
o Retrabalho;
o Insuficiência de recursos (pessoal, equipamentos, instalações etc.);
o Sobrecarga ou ociosidade dos recursos envolvidos; e
o Delimitação de competência entre os envolvidos no processo.
• Oportunidades de melhoria: são situações externas ao processo que podem acontecer e afetar positivamente o processo.
• Ameaças: são situações externas ao processo que podem atrapalhar o processo, assim como as oportunidades , estão fora
do controle do gestor do processo, porém sabe-se que existe uma chance de acontecerem.
O analista negócios deve conduzir o debate do processo de forma que cada item citado acima seja discutido e entendido
por todos. Estas informações serão consolidadas no diagnóstico situacional.
Como material de apoio para elaboração do diagnóstico, foi criado o guia operacional diagnóstico situacional.
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