Nesta atividade é preciso descrever as ações para otimizar o processo alvo da
melhoria. As ações devem ter o objetivo de dirimir as causas dos pontos negativos, isto é, as fraquezas do processo e
mitigar as ameaças identificadas, bem como contemplar as oportunidades de melhoria e os pontos positivos do
processo.
Antes da primeira reunião de proposição das soluções, o analista de negócios deve
resgatar os insights, isto é, as soluções que surgiram repentinamente durante a especificação de negócio e, se
possível, deve realizar pesquisas de processos semelhantes, com a finalidade de realizar análise comparativa e
apresentar à área requisitante. Além disso, deve realizar análise do processo, a fim de identificar atividades
redundantes que podem ser eliminadas, construção de subprocessos para utilização em outros fluxos ou mesmo para
facilitar o entendimento.
O analista de negócios por meio de oficinas e utilizando de técnicas como
brainstorming (tempestade de ideias) deve provocar entre os participantes a discussão sobre a efetividade e
viabilidade das propostas identificadas e documentá-las no documento de proposta de solução. A fim de identificar a
viabilidade e priorização das sugestões de melhorias apontadas, o analista de negócios deve utilizar o material de
apoio técnico para proposta de soluções.
A escolha do método para priorização das soluções dependerá da conveniência e
oportunidade do contexto do projeto. Entretanto pode-se utilizar critérios estabelecidos pela própria área
requisitante, caso esta deseje. Porém, esta forma de priorização deverá ser documentada no artefato proposta de
solução.
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