Tarefa: Elaborar guias operacionais
Descrever o procedimento para execução das atividades, a fim de documentar e sensibilizar o conhecimento do processo. Dessa forma o conhecimento tácito, isto é, o conhecimento retido em determinados colaboradores, poderá ser disseminado pela área requisitante tornando-o um ativo da organização.
Disciplinas: Fase 4 - Proposta de Solução
CollapseRelacionamentos  
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      CollapseDescrição Principal  

      Ao identificar atividades que precisam de um detalhamento maior, deve-se elaborar os guias operacionais (GO). Para elaborá-lo, o analista de negócios precisa elucidar a área requisitante de que devem ter em mente que qualquer pessoa, com conhecimento ou não do processo, deve ser capaz de executar a atividade se seguir as orientações descritas.

      O analista de negócios deve orientar a área requisitante na elaboração dos guias operacionais das atividades, estes devem ser elaborados por quem executa de fato as atividades e devem ter uma linguagem simples e objetiva. Deve-se descrever o propósito da atividade, seus limites, requisitos, responsabilidades, assim como as melhores práticas adotadas para sua execução. É necessário identificar as siglas e abreviaturas que são utilizadas no dia a dia.

      Os guias operacionais devem ser revisados observando-se a forma e verificando-se a clareza do conteúdo, as incompreensões e/ou inconsistências devem ser sinalizadas no documento para que sejam ajustadas. Além disso, deve-se observar se estão compatíveis com os normativos e após a finalização devem ser apresentados aos envolvidos no processo. É possível que vários ajustes sejam necessários até que se obtenha um conjunto de documentos claros e úteis.